segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O fim do GeoCities

Segundo a folha online, o Yahoo! Encerrou as atividades do Geocities.

Para quem não conhecia, foi um dos primeiros “lugares” na internet em que podíamos ter uma presença. Hospedagem gratuita, com orientações e um senso de comunidade (cities).

Por algum tempo, trabalhei nos intervalos da faculdade, me esforçando para navegar com meu modem de 14.400 kbps. Por ele, acessava o Mandic BBS , e por uma porta, acessávamos com o Netscape Navigator a fantástica internet. Na época, era uma promessa. Páginas com fundo cinza e texto em preto, poucas fotos.

Aprendi um pouco de HTML, utilizando um editor chamado HotDog. Com ele, fiz uma “casa” em uma das comunidades do Geocities, a “Rainforest”. Meu endereço era http://www.geocities.com/rainforest/9082. Tive contato com os colegas de 9081 e 9083, a quem tratava por vizinhos. Meu site era sobre a possibilidade de se criar minhocas, e a importância desse bichinho para a reciclagem doméstica. Eu escrevia sem conhecimento de causa, apenas baseado no que lia e outros vizinhos. Fazia uma espécie de monografia eletrônica sobre o tema.

Fiquei saudoso com a noticia do fim do Geocities. É como se um pedaço da minha história pessoal fosse apagada, esquecida. As ferramentas de web 2.0 de hoje (como este blog) são bem mais intuitivas e nunca mais precisei ler sobre HTML em minha vida. No entanto, à medida em que a Internet ficou mais acessível, trouxe mais gente, e fez com que perdêssemos aquele sentido de pequena aldeia. Agora todos são anônimos. Há mais de 1 bilhão de blogs, incontáveis páginas. A cidadezinha se tornou metrópole.

Fica minha homenagem e um saudoso adeus ao GeoCities. Também mando meu abraço para os antigos assinantes do Mandic BBS, onde aprendi a gostar de internet e computador, e percebi que o mais bacana desta fantástica ferramenta é a possibilidade de trocar experiências e travar conhecimento com outros seres humanos.

Um comentário:

  1. Fábio, tudo que chega ao fim gera dentro de nós um sentimento de perda. Não sei nada de informática, eu sinto até medo quando tenho que fazer algo diferente em meu computador...fiquei curiosa para saber como era uma cidade no Geocities. Que pena que acabou... Sou ainda uma criança engatinhando quando o assunto é mundo virtual. Mas sei que irá encontrar outras maneiras de se encontrar com seus vizinhos e outras maneiras de trocar conhecimento com as pessoas. Talvez o espaço bacana seja este. Um abraço, Alessandra

    ResponderExcluir